Você já sabia que um empreendedor de pequeno porte tem grandes chances de alcançar o sucesso no mundo dos negócios? Se quiser saber o por que disso, continue lendo, e logo você verá 3 vantagens que ele tem.
Vantagem 1# – Sua melhor amiga, a flexibilidade
Considerando algumas dificuldades que podem surgir no momento em que for começar a sua empresa, você com certeza odiaria a ideia de ser inflexível com relação ao tamanho que seu negócio deve seguir.
Enquanto o empreendedor estiver motivado o suficiente para fazer seu negócio “andar pra frente”, a questão é apenas seguir e encontrar o modelo correto.
Para isso, será preciso um feedback contínuo com relação ao mercado sobre o que agrada ou não aqueles clientes que sua empresa irá cuidar.
Mas e se você não conseguir mudar com esses feedbacks? A sua única “saída” é pedir várias vezes a um cliente em potencial que ele compre seu produto ou serviço.
Se seu produto ou serviço não está fazendo o sucesso que deveria, talvez seja hora de repensar cuidadosamente o seu posicionamento de mercado ao invés de ficar apenas reclamando do mercado e do produto/serviço.
Por isso, a vantagem de ser um empreendedor de pequeno porte é justamente a flexibilidade com sua empresa, seus clientes, horários, etc.
Vantagem 2# – Menor burocracia para agir
Outra grande vantagem de ser um empreendedor de pequeno porte é que a burocracia é bem menor em relação às de maior porte. Isso por que uma série de procedimentos são bem mais simplificados.
Para começar, há o Simples Nacional, que é um regime que garante tratamento tributário diferenciado para as empresas de pequeno porte.
Muitos dos tributos federais, estaduais e até mesmo municipais (tais como IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, INSS, ICMS e ISS) são pagos através de uma única arrecadação, o que facilita imensamente o recolhimento.
Também para facilitar os processos administrativos das microempresas, as obrigações previdenciárias e trabalhistas são simplificadas.
Entre todas essas vantagens, estão também a dispensa da necessidade de informar férias coletivas ao Ministério do Trabalho e Emprego e ou de afixação de Quadro de Trabalho (anotação do horário de entrada e saída).
A redução de toda essa burocracia simplifica e agiliza os processos internos, e também reduz muito o custo para manter a empresa funcionando.
Além disso, há também a facilidade de agir, no momento em que um cliente pede para baixar o preço de um produto ou serviço, você não precisa consultar seu “chefe” para perguntar isso. Afinal, você já sabe se dar ou não esse valor.
Vantagem 3# – Possibilidade de mudanças rápidas para adaptar-se ao mercado
Imagine um pequeno barco de passeio e um grande transatlântico: qual deles você acha que irá conseguir mudar de direção mais rápido caso seja necessário?
Do mesmo jeito é com as decisões de uma empresa de pequeno porte, que tem uma capacidade maior de mudar de rumos caso seja necessário para adaptar-se ao mercado e obter sucesso.
Além disso, é ainda mais fácil identificar problemas e suas respectivas soluções, pois o número de processos internos é mais reduzido.
Por exemplo, uma projeção de fluxo de caixa lhe traz capacidade de identificar com facilidade os gastos que devem ser cortados e onde é melhor de investir no momento, processo que pode ser lento em uma grande companhia.
O ambiente de uma pequena empresa também permite um envolvimento maior de seus funcionários (caso queira ter), que estão diretamente ligados em cada decisão do negócio.
Se você souber tirar o melhor de cada um deles, pode ter funcionários mais motivados, pois suas decisões têm peso maior.
Dessa forma, fica mais fácil ter uma ideia e aplicá-la em seu negócio.
Conclusão
De fato, as vantagens de ser um empreendedor de pequeno porte são grandes, e as chances de sucesso maior se souber administrar. Não deixe de aplicar as melhores ideias para ser um bom empreendedor logo no início.
Deixe um comentário