Como vencer a timidez? Quero apresentar a você dicas matadoras para revolucionar a sua vida. Procuramos ser os mais práticos possível para te provocar ações de guerrilha. Lembre-se que para mudar algo, devemos ter atitudes diferentes. Não podemos esperar mudança agindo de forma repetitiva e não inovadora. Esperamos que em pouco tempo seja destruída a atitude de se auto rotular: “- Eu sou tímido.”
Não gosta de assumir responsabilidades? Temos uma má notícia: Só depende de você. Você é o único capaz de mudar esta situação, mas se você está procurando mudança – já está na frente de muitas pessoas. Lembre-se que “derrotado é quem desiste da luta”. Não se permita ser derrotado. Dê uma chance a você e leia este artigo até o final.
O que é TIMIDEZ ?
Primeiramente é bom saber que todos têm algum nível de timidez. A timidez não é uma doença. É uma auto defesa que impede a pessoa de se lançar a qualquer relacionamento e acontecimento social sem qualquer ponderação.
Só que a timidez não pode te atrapalhar e te provocar angústia. Ela não pode te travar . Não pode ser uma fobia social. O sofrimento de ter a sensação de não ser aceito, não pode fazer parte de sua rotina. A impressão de ter a reprovação pública deve ser vencida.
Manifestações da timidez:
- Sentimento de impotência
- Taquicardia
- Suores
- Tremores
- Boca seca
Já foi acometido por algum destes sintomas quando submetido ao convívio social ? Os tímidos sentem isto na pele.
Você se sente incomodado em falar ou estar em público? Seu maior medo é falar em público? Saiba que não está sozinho nessa. Para a maioria das pessoas, falar em público é um pesadelo. Foi publicado um estudo feito pelo jornal “Sunday Times” que a fobia de falar em público é maior do que o medo de enfrentar até mesmo a morte ou doenças. Quem tem medo de falar em público teme ser julgado pela sua desenvoltura em falar e se expressar. O tímido acha que expressar uma opinião é um grande comprometimento e um risco.
O que pode desencadear um grau de timidez prejudicial?
As origens da timidez têm sido alvos de vários estudos e pesquisas. Os fatores desencadeadores estudados podem ser os seguintes:
- Traumas, provocados pelas correções inadequadas dos pais, parentes professores. Quando o indivíduo é advertido por alguma manifestação pública, principalmente envolvendo a comunicação verbal.
- Traços de personalidade que não foram otimizados.
- Eventos que causaram transtorno em público. Como uma apresentação ou performance que não foi de sucesso.
- Como os pais formam o estilo de convívio em sociedade dos filhos.
É possível vencer a TIMIDEZ ?
Sim, mas tenha em mente que, geralmente, o processo é demorado. É necessário ter esta mudança comportamental como uma meta de vida.
Como vencer a timidez ? Siga estes 12 passos:
1° Passo: Reconheça que a timidez é um inimigo forte e que para esta batalha você precisa de estratégias e armas adequadas. Um grande problema das pessoas tímidas é o medo de encarar as pessoas e ser julgada por sua postura. É necessário ter estratégias práticas para encarar este problema. Tenha em mente que você é capaz de vencer. Este inimigo foi criado em sua mente e a força para vencê-lo também virá desta poderosa fonte. Enfrente o inimigo ! Não existe outro caminho.
2° Passo: Renove a sua mente alimentando a com informações saudáveis. O nosso subconsciente é responsável por mais de 90% de nossas atitudes e ações. Mesmo não sabendo, somos comandados por ele. Então, use a força do subconsciente em seu favor. Alimente-o com boas informações. Leia bons livros, leia a Bíblia, assista filmes inspiradores e FUJA DE INFORMAÇÕES NEGATIVAS. FUJA de pessoas negativas e que cultuam as tragédias.
Não gaste o seu tempo com noticiários que tenham foco no medo e na desgraça. Aprenda a usar as redes sociais de forma inteligente.
Aos poucos, o seu subconsciente irá trabalhar a seu favor e te fortalecerá.
3° Passo: Invista em você fortaleça os pontos fortes. As pessoas te procuram por alguma habilidade? Você é reconhecido por alguma vocação ? Invista nisso. O mundo está precisando de sua ajuda. Crie um blog, um site, um canal no YouTube e seja útil para um número maior de pessoas. Se torne melhor ainda no que você já é bom. Se torne um mestre.
4° Passo: Trabalhe a sua imagem auto estima. Invista em você. Estude, leia, divirta-se, apaixone-se. Vista-se o melhor que você puder. Melhore a sua postura. Quando conversar olhe nos olhos das pessoas e comece a surpreender as pessoas de seu convívio com o seu “novo eu”, ou melhor, não o novo – MAS O QUE ESTAVA ESCONDIDO POR SUAS ATITUDES DE INTROVERSÃO.
5° Passo: Entenda sobre os seus medos. Saiba sobre o seu inimigo. Observe o que te traz insegurança em conviver com as pessoas. Tente entender como surgem as sensações de impotência e tristeza. Sabendo como você funciona, fica mais fácil buscar estratégias para reverter o quadro atual.
6° Passo: Pare de ouvir as vozes interiores que te torturam insinuando a todo momento que você é tímido. Crie um exercício mental que você tem potencial para vencer. Imagine-se como um vencedor, crie imagens de como você gostaria de ser em sociedade. Faça brincadeiras mentais. Haja como se fosse “O Dono do Pedaço”. Vamos te contar um segredo: Seu cérebro não sabe o que é real ou não, crie imagens mentais que você é próspero, comunicativo, atraente e etc.
7° Passo: Não amplifique seus pontos fracos. Pare de ficar se lamentando internamente como se fosse um coitadinho. Todas as grandes personalidades têm as mesmas limitações que você. A diferença é a postura e o comprometimento com o sucesso.
8° Passo: Entenda que você não é inferior a ninguém. Seja você mesmo. Você é humano e ninguém é perfeito. A pessoa que você mais admira tem os seus defeitos e medos. Não enxergue as pessoas como superiores. Pense em um maquinário de relógio. Cada peça tem formas diferentes, mas todos são indispensáveis. Todo mundo tem o seu valor e é indispensável para que tudo funcione. Muitos empresários e investidores podem estar procurando pessoas como você, com características que são suas e ainda não te descobriram. Vá para fora. Mostre-se. Aconteça !
9° Passo: Celebre as suas vitórias. Elas devem servir de memorial de que é possível vencer. Não consegue dar um “Bom Dia” para o motorista do ônibus ? Respire fundo e diga estas duas palavras mágicas. Pronto, você já deu um grande passo em direção à liberdade. Celebre. Tome um sorvete ou um bom café. Ouça a música que mais gosta e sinta-se num pódio.
10° Passo: Desenvolva o autoconhecimento. Analise se o teu caso, se a timidez é extrema e te deixa “travado” para as coisas mais simples no dia a dia – PROCURE UM ESPECIALISTA. Dependendo do grau de dificuldade e incomodo – aceite que precisa de uma ajuda especializada. Psicólogos têm grandes habilidades para cuidar desta situação. Sabia que muitos artistas de grande performance sentem aquele frio na barriga na hora de encarar o público ? Sabia que muitos deles têm ajuda destes profissionais ? .
11º Passo: Entenda que imaginamos sempre a pior coisa. Não será tão dramático. Já reparou que na maioria das vezes que nos preocupamos com alguma situação futura, pintamos um quadro catastrófico e que este quadro não se torna tão grave como imaginávamos? Passe a observar este fato. Felizmente a ansiedade distorce a nossa percepção sobre o futuro.
12º Passo: Arrisque-se. Mesmo com medo vá! Faça exercícios diários e solte-se gradualmente. Como já dito antes: comece a cumprimentar as pessoas. Este já é um grande exercício para uma pessoa tímida. Você verá que existe uma mágica nesta atitude. As pessoas costumam retribuir gentilezas e isto tornará a atmosfera que te envolve mais suave e favorável ao seu crescimento.
Outros “macetes poderosos” Para colocar em prática urgentemente:
- Falar na frente do espelho. Ajudará a enfrentar outras pessoas.
- Programação neurolinguística. Comece a pesquisar sobre o assunto. Procure um profissional.
- Sorria. As pessoas retribuirão.
- Procure atividade onde conhecerá novas pessoas e aprenda a se relacionar com elas. Curso de teatro, dança, cursos presenciais em grupo, esportes coletivos, serviços voluntários e academia.
- Trabalhe com vendas.
- Converse. Entenda que na comunicação – Ouvir é muito importante. Numa conversa você não precisará falar o tempo todo. Use perguntas como ferramenta para manter uma conversa. Você não precisa falar sobre a sua vida o tempo todo. Mostre-se interessado na pessoa com a qual você está dialogando. Faça perguntas. Na maioria das vezes as pessoas querem ser ouvidas. Procure ser “o interessado” e não “o interessante”. Isso criará um vinculo positivo entre você e a pessoa que você estiver conversando.
Dica Bônus : Comprometa-se publicamente. Poste agora em alguma rede social que participa que você está determinado(a) em vencer a timidez. Isso vai criar um vínculo entre você e seus objetivos.
Conclusão:
Sim é possível vencer a timidez. Vencer a timidez é um processo. Às vezes o caminho é desconfortável – MAS SERÁ MUITO MAIS DOLORIDO TER A VIDA TRAVADA POR CONTA DA TIMIDEZ.
Você terá que devorar e este elefante, mas não se desespere, coma apenas um bife por dia. Exercícios diários farão você chegar distante.
UM GIGANTESCO ABRAÇO !!! DESEJO UM GRANDE SUCESSO PARA VOCÊ !!! DÚVIDAS, OPINIÕES ??? Não seja tímido. Use os comentários.
Deixe um comentário