,

10 dicas de sucesso para desenvolver equilíbrio emocional

Avatar de Anderson Fraga

Anda procurando se desenvolver diariamente cada vez mais e está tendo alguns problemas com a questão emocional? Selecionamos 10 dicas para ajudar você a superar algumas questões que todos temos.

O que é equilíbrio emocional

Desenvolva o equilíbrio emocional

Para entender muito bem do que estamos falando, primeiro é preciso definir muito bem de que termos estamos falando e também o que eles querem dizer.

Existe muita discussão sobre termos como “equilíbrio emocional” e tem pessoas que acreditam que estar feliz ou motivado o tempo todo é ter equilíbrio emocional, mas pelo contrarío, só se chega no equilíbrio através de alguns conflitos.

O equilíbrio que buscamos não é ficar feliz o tempo inteiro, pois isso é impossível, o importante e você saber muito bem entender suas emoções e também se acostumar a lidar com elas durante o dia e fazer isso de uma forma construtiva.

Por isso é importante entender que a palavra “equilíbrio” também abre espaço para momentos de frustração e tristeza, não se julgue por eles, eles são apenas uma face da outra moeda que é a motivação e a felicidade.

Pois bem, vamos então partir para as 10 dicas de como fortalecer esse seu lado?

1 – Busque o autoconhecimento

Para conseguir equilíbrio em qualquer área da vida é necessário que você entenda bem as causas e efeitos.

O que deixa você feliz? E triste? O que te frustra? O que te motiva? Como melhorar seu humor? O que piora seu humor?

Tudo isso e muito mais precisa ser respondido para que você alcance um entendimento maior do seu lado emocional e também como utilizar ele de forma mais eficiente.

Você pode por exemplo mater um bloquinho de anotações ou fazer anotações no seu celular durante o dia de acordo com as emoções que sente. Quando se sentir feliz ou triste, faça uma anotação do que causou aquilo e quando estiver com tempo leia um pouco.

2 – Revise seu passado

Lembre qual o caminho você fez

As pessoas costumam ignorar o passado não é mesmo? Mas a verdade é que muitas emoções se desencadearam ainda quando eramos crianças ou adolescentes.

Quando você sentir algo de muito ruim, tente fazer uma viagem mental para o primeiro momento que sentiu aquilo na sua vida, que evento desencadeou o sentimento.

Se você conseguir já vai ter pistas ótimas do seu mapa de sentimentos interiores e também as formas de evitar aquilo.

Não tenha medo de olhar o passado, ele já está lá atrás e não vai voltar, tudo que ele pode lhe oferecer agora é muito conhecimento.

3 – Mude o seu ambiente

Uma vez que você seguiu as duas dicas anteriores, você já deve entender um pouco melhor o que afeta suas emoções.

Agora vem uma parte importante: controlar um pouco seu ambiente.

Não adianta nada saber exatamente o que afeta você emocionalmente se em momento nenhum você faz algo para mudar isso não é mesmo?

Durante sua rotina você precisa aumentar o número de coisas positivas e diminuir ao máximo as negativas, começando primeiro internamente e depois no seu ambiente.

Precisa ir pelo caminho mais longo que é mais bonito? Vá! Tem uma coisa na decoração da sua casa que sempre te incomodou? Tire!

Faça pequenas mudanças externamente e a parte interna também vai mudar.

4 – Foque menos nas questões práticas

O segredo é o foco

A ansiedade é um dos maiores obstáculos que a vida moderna impõe.

Funciona mais ou menos assim: você precisa pagar uma conta no banco às 16:00, bota um alarme para 15:30 e fica pensando o dia todo “não posso esquecer, não posso esquecer”.

No final das contas você fica ansioso pensando naquela conta que precisa pagar mas o alarme já está programado para te lembrar daquilo.

Os problema práticos tem esse nome por um motivo: eles são práticos e requerem um pequeno esforço, você não precisa se preocupar demais com eles.

Tente viver o máximo no presente e pense no que está acontecendo com você agora e não no que o futuro vai trazer.

5 – Não veja só o lado ruim

Coisas horríveis já te aconteceram não é mesmo? Mas fique tranquilo, piores ainda podem acontecer.

Coisas maravilhosas também devem ter acontecido não é? E não se preocupe, ainda melhores vão acontecer.

A verdade é que a vida é feita de momentos altos e de momentos baixos. De coisas boas e ruins. De sucessos e fracassos.

O mais importante é você não ficar parado e impressionado com as coisas ruins, ou pensar que só elas aconteceram com você, isso é impossível.

Todo mundo, por definição lógica, tem um momento máximo de alegria e um momento míno de alegria.

 Foque no seu auge como se fosse a fonte de vida da sua história, aquele momento ao qual você retorna sempre para beber um pouco da fonte e se rejvenescer.

6 – Não piore o que já está ruim

Existem cenas de comédia que são mais ou menos assim: a mãe chega irritada em casa, grita com o filho, que grita com o cachorro, que grita com o gato, que grita com o rato que grita com a mosca.

As emoções ruins tem um poder enorme de propagação. Quem está se sentindo mal costuma piorar a situação para os outros, e pior, depois se sente mal por isso!

Pelo contrário, evite ao máximo possível deixar suas emoções negativas se propagarem, o resultado é uma avassaladora que é a culpa!

Quando você se sentir muito mal, trate as pessoas com ainda mais carinho.

7 – Procura força dentro de si

Nem sempre vamos conseguir controlar tudo que nos cerca, realmente não tem como.

Querendo ou não vai chover um dia, alguém vai te tratar mal, coisas inesperadas acontecem e assim por diante.

O mais importante é você procurar uma força dentro de si. Tente lembrar dos seus momentos de sucesso, alegria, das coisas boas que você tem.

Se for necessário crie algum tipo de estímulo externo. Como um anel, bracelete, relógio, tatuagem, fita ou algo que te lembre a força e sucesso que você tem.

8 – Seja corajoso

O medo tem um poder paralisador na nossa vida, ele faz a gente se encher de sentimentos negativos antes de qualquer fato acontecer.

É como se fosse um pequeno inseto que está sempre ali presente e zumbindo. Se você der corda ele aumenta e aumenta e aumenta e quando você vai ver já se tornou um leão.

Quanto mais coragem a gente tem, mais cheio de iniciativa e capacidade nos tornamos, conseguimos ter o poder de fazer decisões, começar algo do zero, lutar pelo o que acreditamos e assim por diante.

Não deixe aquele inseto se tornar um leão que paralisa você, corra atrás do que acredita!

9 – Evite emoções negativas vindo dos outros

Mais uma vez é importante entender que as nossas emoções às vezes dependem do outro.

Você já teve um dia no qual tudo estava ocorrendo bem e de repente alguém te contou uma história gigante e horrível sobre algum desastre e de repente você se viu triste?

Pois é, infelizmente às vezes as pessoas nos atingem mesmo sem querer.

Se alguém da sua rotina costuma fazer algo que te deixa aborrecido, não se segure na hora de falar com aquela pessoa exatamente o que ela está fazendo de errado.

Fale coisas como “evita esse tipo de assunto comigo”, “olha, essas coisas eu prefiro nem pensar”, “O que você está fazendo me causa XYZ”. Seja compreensivo e fale de uma forma calma que a pessoa vai entender.

10 – Aumente o bem e diminua o mal

Todos nos somos bons e algumas coisas e ruins em outras não é mesmo? Com as emoções e atos também é assim.

Tem gente que é muito caridosa mas não sabe ouvir. Tem gente que é ótima em animar os outros mas não sabe comaprtilhar. Algumas pessoas são ótimos em equipe mas sozinhos não produzem nada.

Quando você perceber que emoções e atos de bondade você faz muito bem, tente otimizar isso ao máximo para colher cada vez mais sentimentos positivos.

Agora, com suas falhas e erros, não se julgue demais e tente diminuir elas ao máximo para absorver o menos possível das emoções negativas que elas te causam.

Lembre-se que a vida é um conflito e não uma paz eterna, procure se fortalecer para ser um bom combatente e não procure nunca fugir do conflito.

Conclusões sobre o equilíbrio emocional

A busca para nos tornarmos equilibrados é eterna, sempre existe um ponto de melhoria.

Apesar disso, não estamos sozinhos nessa batalha. A nossa família, amigose profissionais de saúde mental existem e podem nos ajudar a achar esse equilíbrio.

Os hábitos e questões pessoais como a religião, artes, esportes, viagens e outras atividades também podem nos ajudar a nos conhecermos melhor e entendermos bem as nossas emoções.

Se você tem problemas com depressão, raiva, ansiedade, tristeza, dor, aflição e coisas do tipo, não se julgue demais, você é apenas mais um ser humano como qualquer ouro e todos nós temos esses problemas.

Siga as nossas dicas, procure aumentar o bem e diminuir o mal, seja corajoso, se conheça, não foque só nos aspectos ruins e assim por diante.

As nossas emoções podem ser controladas até um nível no qual elas não trazem mais problemas na nossa rotina diária, mas tudo isso leva tempo e também muito esforço.

Não se desespere achando que não existe solução para o seu problema, só existem perguntas porque existem respostas.

Procure viver uma vida mais completa e iluminada, espalhe os sentimentos bons por onde você passar e seu equilíbrio emocional vai ser muito mais completo no lado positivo e o lado negativo vai ser tão pequeno que você nem vai lembrar que ele existe.

Avatar de Anderson Fraga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *