Sabe aquela promessa que você sabe que não conseguirá cumprir? Não a faça, pois do contrário, todo o seu sucesso presente e futuro estará comprometido. Vamos ver por que?
Suas palavras ficam vazias
Se você disser que vai fazer alguma coisa e então não faz isso porque algo surge, não é o fim do mundo. Isso acontece com todos, mas deve ser uma exceção.
Mas se você tiver o hábito de não mantém sua palavra, suas palavras não significam nada além de promessas vazias e serviços de lábios.
Se você disser a um cliente que vai fazer algo e não o faz, ele não terá confiança em você no futuro.
Às vezes ocorrem emergências e você não pode entregar um serviço ou uma cotação que prometeu a um cliente. Explique a situação. Muitas pessoas são razoáveis. Você então apenas trabalha para fazer isso corretamente.
Mas se você começar a não cumprir as expectativas e não promete o que estabeleceu desde o início, seus clientes não terão fé no seu trabalho, sem e você vai matar sua reputação (isso também é chamado de falta de integridade).
Suas palavras devem significar algo
Promessas falsas sem acompanhamento não são boas para qualquer relacionamento.
Você só está se machucando, assim como outros, fazendo promessas parentes e amigos, ou para seus clientes, que confiam no seu trabalho e por isso contratam você.
Comece a fazer isso em casa, talvez com seus filhos.
Se você dizer para eles não fazerem algo, e fizer uma ameaça do tipo deixa-los sem televisão ou internet, cumpra se eles desobedecerem. Isso fará com que eles saibam que quando você fala algo é pra ser levado a sério.
Nas relações comerciais e pessoais, você quer ser alguém responsável e disposto a cumprir suas promessas ou dizer não.
Não coloque expectativas sem a certeza de que dará certo
Uma das melhores maneiras de evitar o excesso de compromisso com um cliente vem de estabelecer expectativas adequadas na primeira conversa.
Compreender como definir expectativas adequadas é uma das maiores ferramentas para ser um empresário bem-sucedido e líder.
Se você aprender a estabelecer expectativas adequadas, as pessoas saberão que podem confiar no que está dizendo.
Você perde credibilidade
Esse é um ponto que você precisa dar ainda mais atenção. Quando você promete a seu cliente que os projetos serão entregues em dias, deve fazer tudo para obter sucesso com a promessa.
Do contrário, o que lhe garante que aquele cliente lhe contratará novamente? Ele pode encontrar outras pessoas que fazem o mesmo serviço, e será ainda mais perigoso se o outro honrar o compromisso que você não honrou.
Você quer isso? Certamente que não.
Portanto, é preciso que tenha cuidado com a promessa que faz com relação a prazos ou serviços propriamente ditos.
Uma dica, prometa algo que abaixo do que pode cumprir. Como assim? Por exemplo, se um cliente contrata um projeto seu, e você precisa de 6 dias para concluir o mesmo, prometa que ele estará pronto em 8. Por que?
Quando você entregar o projeto no 6° dia, estará fazendo isso antes do prazo, o que faz com que seu cliente fique ainda mais satisfeito do que você imaginou.
Ele será surpreendido por um trabalho bem feito antes mesmo que ele esperava.
Não seria melhor ter a credibilidade que precisa para seguir em frente com seus clientes?
Conclusão
Suas promessas são partes importantes do sucesso, independentemente de sua área. Por isso, não faça as que não tem certeza de que pode cumprir, e sempre se comprometa consigo mesmo para que a qualidade seja maior.
Deixe um comentário