5 passos para conquistar motivação imbatível

Avatar de Anderson Fraga
anderson fraga motivação

Manter-se motivado nesse cotidiano, muitas vezes, caótico em que vivemos não é nada simples.

Ao contrário: na maior parte do tempo, parece que estamos travando uma duríssima batalha para nos manter alegres, vibrantes e com vontade de superar qualquer obstáculo.

Estresse no trabalho, em casa, no trânsito, nas redes sociais… Tudo acaba sendo motivo para nos sentirmos desanimados, cabisbaixos, sem vontade, até mesmo, de nos levantarmos da cama.

Em outras palavras, tudo isso desmotiva, deixa você desanimado até para acordar e levantar da cama todas as manhãs.

Mas, é bom salientar, esse é também um problema crônico, que atinge inúmeras pessoas ao redor do mundo nos últimos tempos, e cuja solução nem sempre é uma receita milagrosa, dessas vendidas aos montes por aí.

Na realidade, para se sentir motivado, não raro, é preciso coisas inacreditavelmente bem simples, daquelas que você pode passar para outras pessoas facilmente.

Neste artigo, abordaremos cinco desses passos que podem ajudar no quesito motivação, e lhe manter com mais disposição para as atividades que você faz no seu cotidiano.

Com essas dicas, muito provavelmente, você terá mais vontade de encarar um dia a dia, às vezes, complicado, mas, que, de maneira alguma, deve significar o fim do mundo para você.

Vamos lá?

1 – Acreditar em si

Não é fácil ter uma ótima estima de si, quando existem fatores externos que tentam lhe colocar pra baixo, como se você não fosse capaz de realizar algo.

Porém, todos nós temos capacidade para realizarmos diversas tarefas, das mais simples às mais complexas.

Portanto, tenha amor próprio e acredite no seu potencial criativo, pois, todos nós temos um nível de consciência bastante alto em relação aos outros animais.

Todos nós temos condições de realizarmos grandes obras, grandes feitos.

Porém, quando falamos em grandes feitos, não necessariamente precisam ser grandes em relação ao tamanho, mas, à importância que certos gestos ou ações terão no nosso cotidiano e no dia a dia de outras pessoas.

Às vezes, um simples “bom dia” pode ter uma grandiosidade que não se imagina.

Por isso, acredite mais nas suas capacidades, no seu potencial para realizar coisas importantes, que, com certeza, você irá sair de casa todos os dias bem mais motivado, com mais vontade de realizar algo que tenha importância para você e para os outros.

Só ressaltando que ninguém vai acreditar mais em você do que você mesmo.

Aceite elogios e palavras de incentivo, obviamente, mas, a força necessária para que você se sinta preparado para encarar qualquer adversidade não virá, necessariamente, dos outros. Então, cabeça erguida, e siga adiante.

2 – Ninguém é perfeito

Sim, é verdade, ninguém é perfeito, inclusive, você. Por isso, inevitavelmente, você vai cometer erros ao longo de sua vida, alguns, mínimos, outros, nem tanto.

Porém, o que é mais importante nisso tudo é que você possa aprender com esses erros cometidos.

Quando esse tipo de situação surgir, uma das coisas mais fundamentais é ter humildade para reconhecer que errou, e que, acima, de tudo, você está disposto a refletir sobre esse erro, aprendendo lições valiosas a partir disso.

Não se envergonhe. Errar é humano. É o nosso estado natural. Porém, não reconhecer isso, acaba sendo um erro em cima de outro erro, o que pode nos deixar arrogantes e prepotentes quanto a nós mesmos, dando a sensação falsa de que somos infalíveis…

O fracasso só é algo realmente ruim se desistirmos e largarmos aquele objetivo que almejávamos antes.

Portanto, aprenda, insista e faça melhor das próximas vezes. A vida é um contínuo aprendizado. Não se torne arrogante, achando que nunca pode cometer erros, mas, também não se rebaixe a ponto de achar que você “foi feito” para cometer falhas.

3 – Seja humilde nas metas

Ninguém está dizendo que você não tenha certa ambição em determinado momento da sua vida. Longe disso.

Mas, é preciso, às vezes, reconhecer que você precisa realizar tarefas menores, mais simples, e ir subindo nos degraus aos poucos.

Agora, claro, tenha total direito de ter sonhos grandiosos, que façam bem às sua alto-estima, mas, para evitar possíveis frustrações, tente dividir as suas metas entre grandes e pequenas, e vá realizando primeiro as pequenas, para depois, aos poucos, ir para as maiores.

Entre as metas menores, e entre as menores e as maiores, tente conceber um espaço curto de tempo, pois, a motivação irá continuar a todo favor.

Imagine que você está numa gincana, e que vai vencendo as etapas, uma a uma, das mais fáceis às mais difíceis. É exatamente por aí.

Ah, e, claro, celebre cada meta alcançada, pois, isso lhe trará um enorme ânimo para continuar.

Festeja sempre que algo der certo, pois, é direito seu, já que aquele objetivo foi alcançado com seu esforço, e, por isso, um momento de descontração á mais do que merecido.

4 – Tenha foco (muito foco)

dartboard target aim goal achievement concept

O mundo moderno é cheio, repleto, farto de distrações. A fonte é quase inesgotável.

São, muitas vezes, futilidades que nos atrapalham de seguirmos em frente com os nossos projetos, muitas vezes, quebrando o nosso ritmo, e, quando o resultado não vem, faz com que nos sintamos desmotivados e até frustrados.

Evidentemente, não confunda as coisas num ponto bem importante: relaxamento, diversão e entretenimento não podem ser configurados como futilidades.

Isso porque são momentos necessários a qualquer pessoa para que ela descanse a sua mente, e, consequentemente, tenha uma vida mais saudável e produtiva. Dê esse direito a você mesmo.

Portanto, tenha foco nos seus trabalhos e objetivos, mas, não negligencie a sua higiene mental em hipótese alguma, pois, ela será de vital importância para que você se sinta motivado todos os dias.

5 – Tenha humildade para pedir ajuda aos outros

Não seja tão orgulhoso a ponto de querer fazer tudo sozinho. Pedir ajuda a alguém para realizar qualquer tarefa que seja não é demérito para ninguém.

Ao contrário, mostra que você está realmente interessado em realizar aquela tarefa, em solucionar aquele problema, e por aí vai. Mostra, enfim, interesse da sua parte.

Ao pedir ajuda a alguém isso significa que você conseguiu não só identificar o problema em questão, mas, que está em busca da solução, e isso conta muitos pontos positivos para a sua pessoa.

Essa demonstração de interesse é ótima, porque expõe aos outros não somente muitas das suas qualidades, como também lhe motiva a aprender coisas novas.

Lembre-se mais uma vez: ninguém é perfeito. Ninguém é forte o tempo todo, e todos temos as nossas fraquezas, ou mesmo os nossos momentos de desânimo.

O ruim é tentar passar uma imagem de invencível a toda hora e a todo instante, quando, na verdade, temos (e, isso é normal) nossos momentos de desânimo.

Portanto, admita as suas falhas e limitações não para os outros, em si, mas para você mesmo, e peça ajuda sempre que parecer necessário, sem medo ou vergonha de parecer alguém incapaz.

É melhor pedir ajuda, e fazer o certo, do que não pedir, e fazer algo completamente errado.

Agora, evidentemente, peça ajuda, aprenda como se faz, e depois, pratique o que aprendeu. Afinal, não é cabível pedir ajuda sobre a mesma coisa o tempo todo.

BÔNUS: Invista na sua formação pessoal e profissional

Muitos possuem aquela noção falsa de que precisam saber de tudo. Nada mais enganoso. Através de um foco bem nítido do que você quer da sua vida (seja no campo pessoal, seja no profissional), o que precisa é investir em conhecimento que seja, de fato, útil no seu dia a dia.

Portanto, não fique estagnado no tempo. Tenha curiosidade pelas novidades, passe alguma parte do seu tempo adquirindo um bom conhecimento, estudando, lendo, informando-se, e criando um arquivo cada vez maior em seu cérebro.

Mas, como dito no início deste passo, não tente saber de tudo, ou de, pelo menos, várias coisas ao mesmo tempo, pois, correrá o risco de você se sentir cansado e exausto, e não conseguirá aproveitar devidamente aquele conhecimento que adquiriu para sentir mais motivado em sua vida.

O conhecimento é uma “arma” poderosa em todos os níveis, e permite que você possa enxergar muitas coisas como elas, de fato, são.

Isso, sem dúvida, ajuda você a se motivar, pois, mostra que alguns problemas, na verdade, não são tão complicados assim de resolver, ou, que, pelo menos, não merecem um esforço ou desgaste que tire boa parte do seu sossego.

Conclusão

A motivação é algo que não pode vir de terceiros, não é algo comprado, ou, simplesmente, conseguido externamente. A motivação pessoal tem que vim de você mesmo.

Por mais que você tenha amigos e familiares compreensíveis, mas, a força necessária para se motivar e vencer obstáculos terá que vim de você, e mais ninguém.

Portanto, nutra sempre que puder pensamentos positivos, não dê ouvidos a opiniões negativistas e, acima de tudo, cuide da sua saúde física e mental.

Assim, pode ter certeza de que você se sentirá mais motivado ao acordar de manhã para ir ao trabalho, à academia, à faculdade, ou a qualquer outro lugar, e fará tarefas com menos peso, menos esforço, menos cansaço, e, claro, mesmo, motivação.

Avatar de Anderson Fraga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *